domingo, 9 de maio de 2010

Biocombustíveis são fraude, diz colunista do "Guardian"





Biocombustíveis são fraude, diz colunista do "Guardian"
da BBC

Em artigo publicado nesta terça-feira no jornal britânico "The Guardian", o jornalista e ativista ambiental George Monbiot afirma que utilizar biocombustíveis --como o álcool-- para combater o aquecimento global "é uma fraude".

"Se quisermos salvar o planeta, precisamos adiar por cinco anos os projetos em biocombustível", defende Monbiot, conhecido por suas posições contrárias à globalização.

Para o jornalista, os programas de incentivo "são uma fórmula para desastres ambientais e humanitários".

"Em 2004, eu alertava que biocombustíveis estabeleceriam uma competição entre os carros e as pessoas. As pessoas inevitavelmente perderiam: aqueles que podem pagar para dirigir são mais ricos que aqueles à beira da fome", escreve Monbiot.

Para o autor, o Brasil é um exemplo que ilustra o "impacto" de se transformar recursos naturais em combustíveis.

"Produtores de cana-de-açúcar estão avançando sobre o cerrado no Brasil, e plantadores de soja estão destruindo a floresta amazônica. Agora que o presidente (americano, George W.) Bush acabou de assinar um acordo de biocombustíveis com o presidente Lula, deve piorar.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u61708.shtml


COMENTÁRIO: Bom, a maioria está a favor do biocombustível, mas sempre tem que ter alguém com opinião diferente. O indivíduo, George Monbiot, alega ser uma “fraude” a utilização do biocombustível para combater o aquecimento global! O que ele quer que seja feito então? Porque, se continuar o consumo de gasolina e outros combustíveis usados atualmente ao invés de tentar um outro recurso, com certeza, será muito pior! Que tipo de desastre será pior do que o que já existe? Cada vez mais carros são comprados, indústrias são inauguradas, a produção de tudo aumentou! Independente de qual for o combustível utilizado, os carros continuarão sendo vendidos, e em igual proporção. A competição entre pessoas e carros sempre existirá, afinal de contas, o poder de compra está aumentando. Mas a Amazônia deve ser preservada sim! Não tem nem o que discutir. Tira a Amazônia fora dessa!

Um comentário: